OS DISCOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA
Wednesday, February 22, 2006
  1 - DARK SIDE OF THE MOON



PINK FLOYD “Dark Side Of The Moon”
Quando os ingleses Pink Floyd acabaram de gravar o álbum “Dark Side Of The Moon” em 1973, estavam longe de pensar que este disco venderia 35 milhões de cópias até aos dias de hoje.
O álbum gravado por Roger Waters (baixo e voz), Nick Mason (bateria e percusão), Richard Wright (teclas) e David Gilmour (guitarra e voz) foi o sétimo na carreira desta excelente banda de rock psicadélico e foi editado oficialmente a 24 de Março de 1973 pela editora Harvest, uma subsidiária da EMI.
Antes de gravarem “Dark Side Of The Moon” nos Abbey Road Studios em Londres com o engenheiro de som Alan Parsons, os Floyd tiveram uma mega digressão que os levou ao Japão, Austrália, EUA e Canadá, terminando na Europa. A digressão continuou até meados de 73, tendo a banda dado em pouco tempo mais de 100 concertos.
Quando “Dark Side Of The Moon” saiu para a rua há muito que o guitarrista original Syd Barret tinha deixado a banda por problemas psiquiátricos em 1968 e os álbuns “The Pipper At The Gates Of Dawn” (1967), “A Saucerful Of Secrets” (1968), “More” (1969), “Umma Gumma” (duplo ao vivo) (1969), “Atom Heart Mother” (1970), “Meddle” (1971) e “Obscured By Clouds” (1972), vendiam-se como “batatas quentes”.
O álbum propriamente dito tem quase 43 minutos de duração divididos por dez temas memoráveis, onde destacamos “Breathe”, “Time”, “Money”, “Us And Them”, “Brain Damage” e “Eclipse”.
Recentemente “Dark Side Of The Moon” foi eleito pelos ouvintes de uma rádio australiana como o melhor disco para fazer amor.
O álbum faz parte da história do rock psicadélico também por estar no Guiness Book Of Records – esteve 591 semanas seguidas no top 200 da Billboard. Em 2003 quando se comemoraram os 30 anos da edição a EMI lançou “Dark Side Of The Moon” no formato SACD. Presentemente o disco encontra-se à venda em vinil, K7, miniDisc, DVD, picture disc, CD e SACD. Brevemente deve estar à venda no novo sistema dual disc.
CM
 
Comments:
Tiveste uma excelente ideia! Grande abraço

Não esquecer U2, Nirvana e Queen... ;)
 
Foi com este Pink Floyd que "perdi os 3" em concertos de rock (antes só o CascaisJazz). Foi em Agosto de 73, no Estádio Olímpico de Munique. Ainda hoje estou para saber se fumei Camel ou liamba, mas que me fartei de rir, lá isso sei.
 
Grande banda estes Pink Floyd. De vez em quando lá ponho a rodar o "Pulse" (dos melhores álbuns ao vivo que já ouvi) e o "The Wall". Fantásticos. Pena estes gajos não voltarem a pegar nas guitarras e partir estrada fora, tenho a certeza que à semelhança dos grandes U2 (bons gostos glp), ou dos Stones, também encheriam estádios.
 
Excelente. Não esquecer de creditar os devidos designers (sempre que possível) por tão brilhantes capas (algumas, é certo). Tentarei contribuir sempre que possível com informação, se não te importares.

A capa exposta é uma de várias oferecidas aos Pink Floyd pelo gabinete de design 'Hipgnosis' — Storm Thorgerson e Aubrey "Po" Powell, amigos dos membros dos Floyd desde os seus tempos de escola em Cambridge.
 
Se tivesse de escolher uma capa de disco era esta decididamente, por várias razões. Por isso está aqui a abrir o blog.
Obrigado pelas dicas em relação aos designers. Abraço - CM
 
este álbum é fantástico :) e é aassustadora a relação deste disco com o filme Feiticeiro de Oz! :)
 
Estes gajos ... enfim sem palavras, em Inglaterra 3 pessoas em cada 4 têm este disco.
É o disco que bateu o record da BillBoard por estar mais de 500 semanas no Top, é o disco perfeito em questão de produção. Tenho a ediçao em SACD, ainda não ouvi em 5.1 deve ser de ficar de boca aberta com os orgãos e teclados a rodarem à volta do ouvinte.
Eu abri os olhos com o Delicate Sound of Thunder ( era puto na altura ), depois fui ao catálogo deles. Adoro o Medle e a música Echoes.

O disco a solo do Gilmour,"On an Island" é uma boa prenda para os fans que esperam que os 4 magníficos voltem aos palcos.
 
Post a Comment



<< Home
UM TRABALHO DE PESQUISA QUE VAI LEVAR ALGUM TEMPO A ELABORAR E QUE VISITARÁ OS MELHORES 100 ÁLBUNS DE TODOS OS TEMPOS.

My Photo
Name:
Location: Seixal, Margem Sul, Portugal

Foto-jornalista nascido em Serpa em 1955. Fotógrafo e critico musical nos jornais "Diário Popular", "A Capital", "SE7E", " Diário do Alentejo", "Raio X", e nas magazines "Promúsica", "Super Som", "Super Jovem" e "Rock Sound". Actualmente é correspondente do jornal "Alentejo Popular" em Lisboa

Sign up for my Notify List and get email when I update!

email:
powered by
NotifyList.com
5"DISCOS
ARCHIVES
February 2006 / March 2006 / April 2006 / May 2006 / June 2006 / July 2006 / August 2006 / September 2006 / October 2006 /


Powered by Blogger