OS DISCOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA
Wednesday, February 22, 2006
  3 - LED ZEPPELIN IV


LED ZEPPELIN (sem título)
O quarto álbum dos britânicos Led Zeppelin tinha no lugar do título quatro estranhos símbolos.
A banda de Jimmy Page (guitarra), Robert Plant (voz), John Paul Jones (viola baixo) e John Bonham (bateria) já tinha editado três álbuns de originais a saber “Led Zeppelin I” em Março de 1969, “Led Zeppelin II” em Outubro do mesmo ano e “Led Zeppelin III” em Outubro de 1970.
Em Novembro de 1971 seria editado “Led Zeppelin IV” pela editora Atlantic Records (agora Warner) que no lugar do nome tinha quatro símbolos místicos. O álbum era também conhecido por ter na capa uma foto de um velho carregando um molho de lenha. Essa foto estava pendurada numa parede de uma casa derrubada e contrastava com prédios altos ao fundo da capa.
Nesta altura o movimento “flower power” estava em alta, os músicos usavam cabelo comprido, calças à boca de sino, sapatos de tacão alto e camisas às flores... e bandas como os Led Zeppelin esgotavam concertos em todo o mundo e vendiam milhares de discos. Ficaram famosos os concertos que a banda deu nos EUA, sempre com milhares de espectadores.
O disco tem ao todo oito músicas onde brilham “Black Dog” logo a abrir e o famoso “Stairway To Heaven”. Destaque ainda para as malhas “Rock and Roll”, “The Battle Of Evermore”, “Misty Mountain Hop” e “When The Levee Breaks”. A produção esteve a cargo do guitarrista Jimmy Page e o disco chegou a nº1 no Reino Unido e a nº2 nos EUA, nas tabelas de vendas.
A banda gravou ainda “Houses Of The Holy” (1973), Physical Graffiti” (1975), “Presence” (1976) e “In Through The Out Door” (1979).
Dez anos depois de gravarem este “Led Zeppelin IV” a banda acabou a carreira depois do baterista John Bonham ter morrido trágicamente depois de uma noite de copos.
O guitarrista Jimmy Page e o vocalista Robert Plant seguiram carreira a solo e ainda estão no activo.

CM
 
Comments:
Apenas posso dizer que ouvir os primeiros 4 discos de Led Zeppelin devia de ser algo obrigatório para todos os que querem fazer musica!
em 1971 saira sem duvida nenhuma o melhor o último de quatro albuns que foram os melhores até então!
 
Estes senhores começaram bem antes de euzinha nascer, mas confesso que é uma das bandas que mais gosto de todos os tempos! Axo que existem poucos senhores que conseguem estar à altura do robert plant e do jimmy page. Sem dúvida tb concordo que deveria ser obrigatório a todos. É uma excelente ideia este teu outro espaço mestre! Keep up the good work!
 
o John Paul Jones ainda lançou alguns discos (Zooma em 1999 e The Thundertief em 2001), e colaborou noutros quer como músico (como Paul MacCartney, Brian Eno, Jeff Beck ou Diamanda Galas), quer como produtor.
 
Aqui está um album que mudou de facto a minha visão da música!
Tive o 1º contacto com ele muito novo, e só mm o "stairway" é que ficou no ouvido! Mas voltei a encontralo pelos 17 anos, e aí sim é que me apercebi da grandeza dele!!!
Nada melhor para um aspirante a guitarrista que ouvir o sr. Jimmy Page em todo o seu esplendor. Ora na sua vertente mais folk, ou mais blues, ou mais rock, ou com tudo isso misturado em solos com um feeling impossível de repetir!!

Grande Iniciativa CM!!!
Abraços!
 
Os meus meninos :)

Este álbum começou por ser um manifesto à critica negativa que recebeu o álbum anterior (LZ III) por parte da imprensa. Como tal, Page decidiu não atribuir um nome , nem mesmo o da banda aparecer, afim de constatar se a música venderia por si mesma.
A identificação do mesmo seria feita apenas por quatro símbolos escolhidos pelos elementos da banda e que representariam eles próprios. Esses símbolos são o titulo oficial do album e foram distribuidos em diversos tamanhos para a imprensa, para sua divulgação.
O estatuto anti-comercial que esta atitude atingiu gerou alguma controvérsia na altura, nomeadamente junto da editora - Atlantic Records.
A par dos símbolos místicos a capa contém uma ilustração de Barrington Colby Mom, que representa O Eremita.
A coordenação gráfica e design ficou a cargo do gabinete Graphreaks.
 
Post a Comment



<< Home
UM TRABALHO DE PESQUISA QUE VAI LEVAR ALGUM TEMPO A ELABORAR E QUE VISITARÁ OS MELHORES 100 ÁLBUNS DE TODOS OS TEMPOS.

My Photo
Name:
Location: Seixal, Margem Sul, Portugal

Foto-jornalista nascido em Serpa em 1955. Fotógrafo e critico musical nos jornais "Diário Popular", "A Capital", "SE7E", " Diário do Alentejo", "Raio X", e nas magazines "Promúsica", "Super Som", "Super Jovem" e "Rock Sound". Actualmente é correspondente do jornal "Alentejo Popular" em Lisboa

Sign up for my Notify List and get email when I update!

email:
powered by
NotifyList.com
5"DISCOS
ARCHIVES
February 2006 / March 2006 / April 2006 / May 2006 / June 2006 / July 2006 / August 2006 / September 2006 / October 2006 /


Powered by Blogger