OS DISCOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA
Thursday, February 23, 2006
  4 - MIRAGE


CAMEL “Mirage”
Os ingleses Camel sob o comando do guitarrista/vocalista Andrew Latimer foram um dos impulsionadores do rock progressivo nos anos setenta do século passado. Isto pelo menos na Europa!
A banda começou por chamar-se The Phantom Four (1964 – 1968), depois mudaram para The Brew (1969 – 1971) e finalmente resolveram ser conhecidos como Camel em 1972. O primeiro álbum homónimo “Camel” foi editado no ano seguinte pela editora MCA. A formação era composta na altura por Andrew Latimer (guitarra, flauta e voz), Andy Ward (bateria), Doug Fergusson (viola baixo) e Peter Bardens (teclas).
Em 1974 a banda mudou-se para a companhia discográfica Decca para quem editam este extraordinário “Mirage” com cinco faixas e 37 minutos de duração.
O disco chegou-me às mãos um ano depois, quando os Camel editaram o terceiro álbum “The Snow Goose”. Duma assentada ouvi os três melhores álbuns da banda ou seja “Mirage”, “The Snow Goose” e “Moon Madness”.
Os melhores temas do álbum “Mirage” são “Freefall”, “Supertwister”, “Nimrodel” e “Lady Fantasy”. Para quem viveu nos anos 70 deve lembrar-se destas músicas pois a RTP usou algumas nos noticiários e no Boletim Meteorológico.
O último álbum que comprei da banda, agora radicada nos EUA foi “Harbour Of Tears” de 1996.
A Decca (Universal Music) editou em 2001 um “Best Of...” duplo com as melhores músicas dos Camel de 1973 a 1985. Essencial para quem abordar agora a história de rock progressivo. A banda continua no activo e tem site em
www.camelproductions.com
CM
 
Comments:
Passei por aqui, apenas, para lhe dar os parabéns por este novo espaço.
 
A capa apresentada é a capa oficial apenas nos países extra Estados Unidos. Nos EUA a capa foi banida por apresentar uma imagem muito semelhante à da marca de tabaco homónima. A capa alternativa pode ser encontrada aqui http://www.inertron.com/camel/mirage.jpg.

A capa teve várias "mãos", parece-me que a versão mais oficial é a alemã que acabou por ser mais difundida, em que o interior contém um cortante onde o disco é inserido. Essa capa foi desenhada pelo gabinete Gama.
 
Parabéns pela referência. Foi uma surpresa ver finalmente os Camel terem algum reconhecimento. Só é pena que não tenham sido mais divulgados, pois são (foram, eram) músicos excelentes. Andy Latimer deve ser mesmo o único guitarrista que eu conheço que poderá ser equiparado a David Gilmour. O homem tem um feeling para solar q é uma coisa por demais. Está planeada também uma entrada no meu blogo sobre o Dust & Dreams. Há que haver mais iniciativas destas para divulgar as bandas que não têm o seu valor devidamente reconhecido.

Abraços
 
Eu lembro-me de Camel por ter um pai que era fan, gosto de tudo o que estes gajos fizeram mas o SnowGoose ... ficou no ouvido de toda a gente.

Existem quatro discos destes gajos que aconselho para quem gosta :

Camel (o primeiro disco deles de capa verde )
Mirage
SnowGoose
MoonMadness

O Mirage é o mais épico de todos, e acho que não tinha o stress acumulado que depois surgiur no Rain Dances e por aí fora
 
Post a Comment



<< Home
UM TRABALHO DE PESQUISA QUE VAI LEVAR ALGUM TEMPO A ELABORAR E QUE VISITARÁ OS MELHORES 100 ÁLBUNS DE TODOS OS TEMPOS.

My Photo
Name:
Location: Seixal, Margem Sul, Portugal

Foto-jornalista nascido em Serpa em 1955. Fotógrafo e critico musical nos jornais "Diário Popular", "A Capital", "SE7E", " Diário do Alentejo", "Raio X", e nas magazines "Promúsica", "Super Som", "Super Jovem" e "Rock Sound". Actualmente é correspondente do jornal "Alentejo Popular" em Lisboa

Sign up for my Notify List and get email when I update!

email:
powered by
NotifyList.com
5"DISCOS
ARCHIVES
February 2006 / March 2006 / April 2006 / May 2006 / June 2006 / July 2006 / August 2006 / September 2006 / October 2006 /


Powered by Blogger