OS DISCOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA
Monday, March 20, 2006
  10 - AXIS: BOLD AS LOVE



JIMI HENDRIX "Axis: Bold As Love"
Se fosse vivo o guitarrista James Marshall Hendrix, faria 64 anos.
Nascido a 27 de Novembro de 1942 em Seattle no estado de Washington, cedo se interessou pela guitarra.
Com 16 anos o pai comprou-lhe uma guitarra acústica em segunda mão por cinco dolares. No verão de 1959 Hendrix comprou a sua primeira guitarra eléctrica, uma Supro Ozark 1560S e juntou-se aos The Rocking Kings, uma das muitas bandas com quem tocou.
Depois de ter estado no exército começou a fazer trabalhos de guitarrista de estúdio sob o nome de Jimmy James.
No final de 1965 Hendrix já tinha trabalhado com gente famosa como Ike & Tina Turner, The Isley Brothers e Little Richard entre outros.
Nesta altura o músico adoptou o nome de Jimmy James and The Blue Flames, tendo actuado em pequenos clubes, onde foi visto pelo ex-baixista dos Animals - Chas Chandler que lhe propôs mudar-se para Londres para formar uma banda nova.
Em finais de 1966 a nova banda denominada Jimi Hendrix Experience, com Hendrix na guitarra e voz, Mitch Mitchell na bateria e Noel Redding no baixo já dava que falar em Inglaterra.
Em Dezembro de 1966 foi editado o single com dois temas "Hey Joe" e "Stone Free" pela editora Polydor.
No ano seguinte em Março seria a vez de "Purple Haze" e "51st Anniversary", logo seguido em Maio de "The Wind Cries Mary" e "Highway Chile".
O primeiro álbum "Are You Experienced" com onze temas viu a luz do dia em Maio de 1967 e esteve no top 10 vários meses.
Ainda 1967 não tinha terminado e Hendrix editou outro álbum "Axis Bold As Love" com treze temas. Neste álbum estão as famosas músicas "Spanish Magic Castle", "Little Wing" e "She's So Fine".
O terceiro álbum de originais em formato LP duplo "Electric Ladyland" viu a luz do dia em 1968.
Ainda em 1969 Jimi Hendrix toca no famoso festival Woodstock com uma formação de luxo – Mitch Mitchel (bateria), Billy Cox (baixo) e ainda Juma Sultan e Jerry Velez.
Em 1970 funda outra banda com o nome de Band Of Gypsys, com Hendrix na guitarra e voz, Buddy Miles na bateria e Billy Cox no baixo.
Com esta formação gravaram um único single “Isabella” e um álbum ao vivo “Band Of Gypsys”, editado em Junho de 1970.
Jimi Hendrix viria a falecer a 18 de Setembro de 1970, vitima ao que se supõe de abuso de estupefacientes.
A banda deixou um álbum de originais “First Rays Of The New Rising Sun” quase gravado que a familia de Hendrix fez questão de editar em 1997.

CM
 
Comments:
CM quando oiço o Jimmy, é como ter a ceretza que nasci na época errada, por vezes era me dificil acompanhar os miúdos da minha idade (quando era apenas uma miúda). Senhores como este, os led zepplin ou a Janis joplin, me levaram a uma época de ideias, de convicções, de luta...a força das letras, a forças de cada nota, cada musica, faz me fechar os olhos e ter a dimensão de um verdadeiro génio. O srº Hendrix era realmente um génio....pena ter desaparecido tão novo! Excelente escolha ;) kiss
 
Na trilogia dos malogrados "Jotas" (Morrison, Joplin e Hendrix), este é, sem qualquer sombra de dúvida, o melhor dos três em termos musicais.
A poesia de Jim Morrison, a voz de Janis Joplin e a guitarra de Jimi Hendrix... Porra!
A heroína é uma puta de merda.
 
Este homem juntamente com o amigo dele Eric Clapton no tempo dos Cream, definiu o som do HardRock. Nunca até então se tinha visto um guitarrista tão virtuoso, ao ponto de o Jeff Beck quando o viu num concerto em Londres antes de Jimi explodir para o estrelato dizerem que não sabiam tocar guitarra.
É pena ter sido explorado pelo manager que estava metido com a Mafia e no fim Hendrix lixou-se.
O Axis para mim é o melhor disco do Hendrix, o Are you experience também bom.
O album que falas no fim era uma clara prova de que Jimi iria tomar uma nova direcção musical, o Funk estava a entrar-lhe nas veias.
 
Post a Comment



<< Home
UM TRABALHO DE PESQUISA QUE VAI LEVAR ALGUM TEMPO A ELABORAR E QUE VISITARÁ OS MELHORES 100 ÁLBUNS DE TODOS OS TEMPOS.

My Photo
Name:
Location: Seixal, Margem Sul, Portugal

Foto-jornalista nascido em Serpa em 1955. Fotógrafo e critico musical nos jornais "Diário Popular", "A Capital", "SE7E", " Diário do Alentejo", "Raio X", e nas magazines "Promúsica", "Super Som", "Super Jovem" e "Rock Sound". Actualmente é correspondente do jornal "Alentejo Popular" em Lisboa

Sign up for my Notify List and get email when I update!

email:
powered by
NotifyList.com
5"DISCOS
ARCHIVES
February 2006 / March 2006 / April 2006 / May 2006 / June 2006 / July 2006 / August 2006 / September 2006 / October 2006 /


Powered by Blogger