OS DISCOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA
Friday, March 24, 2006
  11 - LET IT BE



BEATLES "Let It Be"
A mais famosa banda de todos os tempos teve uma vida efémera!
Os discos começaram cedo com os singles “Love Me Do” em 1962 e não pararam até que editaram este “Let It Be” oito anos depois, em 1970.
O primeiro longa duração (vulgo LP) “Please, Please Me” viu a luz do dia em 1963 e logo o grupo liderado por Paul McCartney (viola baixo e voz), John Lennon (guitarra e voz), George Harrison (guitarra) e Ringo Starr (bateria) subiu ao pedestal da fama e da glória para não mais descer.
Ao todo os Beatles gravaram 15 álbuns de estúdio (alguns são bandas sonoras) e terminaram abruptamente uma fulgurante carreira musical, quando toda a gente pensava que seriam famosos juntos por muitos mais anos.
Este “Let It Be” foi o último da carreira, embora tenha sido gravado antes do "Abbey Road", e tem as músicas “Across The Universe”, “Let It Be”, “The Long And Widing Road” e a famosa “Get Back”. Diz-se que o álbum foi misturado por Phil Spector e John Lennon à revelia dos outros músicos, já depois dos Beatles se terem separado. Recentemente foi editada uma nova versão “Let It Be – Naked” com misturas de Paul McCartney...
Depois da separação em 1970, todos os músicos seguiram carreira a solo (uns com mais sorte do que outros).
Paul McCartney formou os Wings, John Lennon mudou-se para os EUA e teve uma carreira brilhante, até ser assassinado à porta de casa a 8 de Dezembro de 1980.
George Harrison também teve uma carreira brilhante e faleceu a 29 de Novembro de 2001 vitima de cancro.
Tanto Ringo Starr como Paul McCartney continuam no activo a subir aos palcos, individualmente é claro!
CM
 
Comments:
Epá, os Beatles...
Este álbum foi gravado "ao vivo" em estúdio, sem misturas nem artifícios.
Só mesmo os Beatles para fazerem uma coisa destas: um álbum espectacular de... ensaios!
Mas as coisas já estavam condenadas: as mulheres a tomarem conta deles (principalmente a Yoko Oh No!), as divergências resultantes da maturidade, a ressaca do sonho colorido do LSD, a morte de Brian Epstein (os tipos nunca souberam, até aquela altura, gerir os rios de dinheiro...), o combate de egos (menos o Ringo, que é um paz de alma que não faz mal a uma mosca).
Por esta altura, e isso é notório no "Abbey Road", os tipos estavam a transformar-se em algo mais do que compositores de músicas pop perfeitas: este álbum é, quanto a mim, a génese do rock progressivo. Compositores e executantes sem mácula (o Harrison, o Harrison e a "slide guitar"...), milionários instalados em quintas e mansões, com Rolls e Ferraris nas garagens... vindos da "working class" de Liverpool.
Perdeu-se a pureza e a ingenuinidade dos anos passados e a fórmula esgotou-se. Foi melhor assim: os tipos não entraram em decadência, e seria doloroso ouvir um disco medíocre dos gajos. Tudo o que fizeram é perfeito, e ponto final.
Quanto ao Let it Be, foi remisturado já depois do "Abbey", por John Lennon e Phil Spector, à revelia dos outros três, como referes.
O Paul McCartney passou-se com a introdução das cordas e, principalmente com os coros em Mellotron...
Era só preciso uma gota de água que fizesse transbordar o copo. Se foi este disco, ou não, é coisa que já não interessa.

Desculpa lá o tamanho do comentário, mas quando me falam destes tipos...

Um abraço
All We Need is Love!
 
O nome da música é "All You Need is Love" - não me enganei, foi de propósito.
All WE Need is Love, indeed...

PEACE, PEACE, PEACE!!!
 
Gosto dos Beatles. Este album é um espectaculo...
 
Ei o albúm branco ou White Album ?

I'm back in USSR lololol
 
Post a Comment



<< Home
UM TRABALHO DE PESQUISA QUE VAI LEVAR ALGUM TEMPO A ELABORAR E QUE VISITARÁ OS MELHORES 100 ÁLBUNS DE TODOS OS TEMPOS.

My Photo
Name:
Location: Seixal, Margem Sul, Portugal

Foto-jornalista nascido em Serpa em 1955. Fotógrafo e critico musical nos jornais "Diário Popular", "A Capital", "SE7E", " Diário do Alentejo", "Raio X", e nas magazines "Promúsica", "Super Som", "Super Jovem" e "Rock Sound". Actualmente é correspondente do jornal "Alentejo Popular" em Lisboa

Sign up for my Notify List and get email when I update!

email:
powered by
NotifyList.com
5"DISCOS
ARCHIVES
February 2006 / March 2006 / April 2006 / May 2006 / June 2006 / July 2006 / August 2006 / September 2006 / October 2006 /


Powered by Blogger