OS DISCOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA
Wednesday, March 15, 2006
  9 - MASTER OF PUPPETS



METALLICA “Master of Puppets”
Os norte americanos Metallica ficam na história por dar a conhecer a todo o mundo um estilo musical quase maldito – o heavy metal.
A banda de São Francisco começou carreira na emergente onda de speed metal na “bay area” em 1981 com outras bandas como os Testament, Anthrax e Megadeth.
Em 1983 editaram via Megaforce o excelente “Kill En All” já com a formação defenida de James Hetfield (guitarra e voz), Cliff Burton (viola baixo), Kirk Hammett (guitarra solo) e Lars Ulrich (bateria).
Em 1984 seria a vez de “Ride The Lightning” e em Março de 1986 a consagração defenitiva com este espectacular “Master Of Puppets” com oito memoráveis temas que elevariam o estilo heavy metal ao patamar mais elevado. Os Metallica conseguiram com três álbuns o que a maior parte das bandas precisa com sete ou oito!
A música dos Metallica, um misto de heavy, speed e muita melodia sem a voz agreste caracteristica destes grupos musicais ganhou fãs, primeiro nos EUA e depois na Europa, Japão e resto do mundo ao ponto de as digressões esgotarem a partir desta altura.
Falando nas músicas estão neste disco os hits “Battery”, “Master of Puppets”, “Welcome Home (Sanitarium)” e o instrumental “Orion”.
Este disco marcou a carreira da banda de duas maneiras, primeiro porque após três álbuns largaram a independente Megaforce e assinaram pela multinacional Elektra (Warner Music) e depois porque foi o último gravado pelo baixista Cliff Burton que viria a falecer vitima de acidente de viação na digressão europeia a 27 de Setembro de 1986, quando o autocarro em que viajavam se despistou na Suécia.
Para o lugar de Cliff entrou o talentoso Jason Newsted que já gravou “And Justice For All” em 1988.
Com o álbum “Metallica” (o famoso capa preta) a banda conquistou tudo e todos sendo nessa altura nº1 nos tops de vendas da Europa e EUA. Os Metallica tornaram-se nesta altura na mais famosa banda de rock da actualidade e ainda não perderam esse galardão. O último CD de originais “St. Anger” foi editado em 2003.
CM

 
Comments:
Tenho de concordar que até ao Black Album são um dos expoentes máximos do metal, a minha cassete de Kill'm All Gastou-se, o meu cd Ride The Lightning foi o mais ouvido de todos por mim deles até hoje, a musica master of Puppets e Sanitarium ficaram para sempre gravadas na minha memória, One do And Justice é um marco numa brilhante carreira. infelizmente morreram para o metal, hoje são sombras difusas do passado, é pena, pareciam ter tanto ainda para dar.
 
CM, confesso que até o Black Album, o tal de capa preta que os colocou nos tops e nas bocas do mundo, pouco conheco do trabalho dos metalica. Sem dúvida que hoje e olhando para trás eles constituem um dos nomes mais marcantes do Heavy metal mundial. E foi precisamente o black que mais me marcou...Confesso que actualmente não são mais aquela banda que me suscita coriosidade, creio que o comercial ultrapassou o som inconfundivel e caracteristico dos metalica e caiu no vulgar e banal. Ainda assim acredito que se quisessem conseguiriam destacar-se e continuar a marcar a diferença! Boa escolha sem dúvida ;)
Cheers
 
Desculpem lá mas eu vejo a coisa assim...
Se acham que o Load, Reload, St. Anger, não são bons, questiono-me se gostarão realmente de Metallica.
Abraços e thanks pelos coments
CM
 
Mestre, os albuns que referes continuam a ser bons sem dúvida. Mas na minha humilde opinião com o ultimo o St. Anger creio que a banda está a converter-se demasiado ao comercial...em certos aspectos começam a fazer me lembrar bandas como POD e Papa Roach, não é desprestigio para ninguém pelo contrário, mas estão se a afastar um pouco daquilo que os caracteriza. De qualquer forma eu sou suspeita...pois já me disseram que sou uma vendida, betinha, e blá, blá blá, por conseguir ouvir géneros de musica tão diferentes como metalica ou black eyed peas ;P
Mas metalica merece sempre um tributo isso sem dúvida!
Cheers
 
De facto este é o album que colocou os Metallica no mapa do heavy metal. Não que os anteriores fossem fracos, bem pelo contrário, mas a qualidade deste album é algo a que poucos podem alcançar. E fruto dessa qualidade tiveram uma exposição imensa, tendo conseguido fazer a abertura da tour do mitico Ozzy! Tendo uma produção aceitável para a altura, a qualidade da música e dos musicos brilha nestes 8 temas! E se alguns ficaram no ouvido de muita gente, é injusto destacar alguns em detrimento dos outros, pois são todas excelentes musicas! Pessoalmente "The Thing That Should Not Be" continua a levar-me para os lugares mais obscuros, e o par "Disposable Heroes" & "Damage Inc." são as pérolas do speed! Mas se o "Battery" falta em algum concerto, sinto-me completamente defraudado ;)

Sem dúvida um dos discos que fizeram história!!!
 
Em relação ao Load e Reload, são de facto bons albuns, mas estão muito longe do que caracterizou a fase anterior dos Metallica. Riffs simples, estruturas musicais simples, e um distanciamento do heavy-metal!
Quanto a St. Anger, esse fica muito aquem do esperado.... é certo que voltaram a estruturas musicais mais complexas, e introduziram mais peso que faltava nos 2 anteriores, mas o resultado acaba por não satisfazer! Acho-o um album aborrecido, que por ventura reflexo do que se passou com a banda durante o periodo de composição/gravação, sofre de uma falta de objectividade e de direcção!
Pena, pois tem bons riffs e a amostra prometia :|
 
Mesmo assim, acho que o Black Album foi o mais vendido de todos os albuns de Metallica, ou estarei enganado?

Boa malha, este som...
 
Aprendi muito
 
Post a Comment



<< Home
UM TRABALHO DE PESQUISA QUE VAI LEVAR ALGUM TEMPO A ELABORAR E QUE VISITARÁ OS MELHORES 100 ÁLBUNS DE TODOS OS TEMPOS.

My Photo
Name:
Location: Seixal, Margem Sul, Portugal

Foto-jornalista nascido em Serpa em 1955. Fotógrafo e critico musical nos jornais "Diário Popular", "A Capital", "SE7E", " Diário do Alentejo", "Raio X", e nas magazines "Promúsica", "Super Som", "Super Jovem" e "Rock Sound". Actualmente é correspondente do jornal "Alentejo Popular" em Lisboa

Sign up for my Notify List and get email when I update!

email:
powered by
NotifyList.com
5"DISCOS
ARCHIVES
February 2006 / March 2006 / April 2006 / May 2006 / June 2006 / July 2006 / August 2006 / September 2006 / October 2006 /


Powered by Blogger