OS DISCOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA
Monday, September 11, 2006
  27 - IN THE COURT OF THE CRIMSON KING


KING CRIMSON - In The Court of The Crimson King
Estavamos em Outubro de 1969 e os ingleses King Crimson acabavam de gravar o seu primeiro LP de estúdio. A banda formada por Robert Fripp (guitarra), Michael Giles (bateria), Greg Lake (voz e baixo) e Ian McDonald (teclas) entrou de rompante na cena musical e chegou fácilmente a nº5 na tabela de vendas do Reino Unido.
O álbum com cinco temas e vários andamentos é considerado um dos mais expressivos do chamado rock progressivo ou rock sinfónico (na altura catalogados como acid rock ou rock psicadélico). A capa do LP tinha uma pintura de uma face avermelhada a gritar aterrorizada e não continha nem o nome da banda... nem o nome do álbum.
Logo a abrir podemos escutar “21st Century Schizoid Man” com a duração de sete minutos e que considero como um dos melhores dez melhores temas de rock de sempre... a voz modulada electrónicamente era uma novidade e o rock orquestral em moda na altura viria a influenciar um sem número de bandas no futuro...
O destaque vai ainda para o belissimo tema “Epitaph”, um verdadeiro hino com uma vocalização exemplar e uns riffs de guitarra que perduram na nossa memória. O tema “Moonchild” com doze minutos é o mais carregado de improvisação.
A banda não durou muito com esta formação, mas o duo Fripp e Lake ainda gravou cinco albuns com destaque para “Lizard” em 1970.
As formações foram muitas, algumas a solo, e até aos nossos dias Robert Fripp assinou vários trabalhos sob o nome de King Crimson, o último dos quais “The Power To Believe” em 2003.
Em 1969 os Pink Floyd editaram “Ummagumma”, os Led Zeppelin “Led Zeppelin I” e “Led Zeppelin II” e os Beatles “Abbey Road”.
CM
 
Comments:
Deixei para comentar no último.
Excelente discos mesmo. parabéns pelo bom gosto.
Só faltou mesmo na minha opinião algum do Thin Lizzy, como o Live and Dangerous.
Poste mais álbuns meu velho.
 
Thanx... sou muito preguiçoso, isto já devia estar em Livro! Sim Thin Lizzy é um dos melhores 100
 
Post a Comment



<< Home
UM TRABALHO DE PESQUISA QUE VAI LEVAR ALGUM TEMPO A ELABORAR E QUE VISITARÁ OS MELHORES 100 ÁLBUNS DE TODOS OS TEMPOS.

My Photo
Name:
Location: Seixal, Margem Sul, Portugal

Foto-jornalista nascido em Serpa em 1955. Fotógrafo e critico musical nos jornais "Diário Popular", "A Capital", "SE7E", " Diário do Alentejo", "Raio X", e nas magazines "Promúsica", "Super Som", "Super Jovem" e "Rock Sound". Actualmente é correspondente do jornal "Alentejo Popular" em Lisboa

Sign up for my Notify List and get email when I update!

email:
powered by
NotifyList.com
5"DISCOS
ARCHIVES
February 2006 / March 2006 / April 2006 / May 2006 / June 2006 / July 2006 / August 2006 / September 2006 / October 2006 /


Powered by Blogger