OS DISCOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA
Tuesday, September 19, 2006
  28 - UNDER THE MOONSPELL

MOONSPELL – Under the Moonspell
Os portugueses Moonspell ficaram famosos quando em 1994 conseguiram saltar a fronteira e assinar contracto com a independente francesa Adipocere Records.
A história desta jovem banda tinha começado em 1989 quando Fernando Ribeiro também conhecido como Langsuyar (voz), Mike Gaspar também conhecido como Nisroth (bateria) e João Pedro também conhecido como Ares (viola baixo), se juntaram sob o nome de Morbid God. Com este nome gravaram uma demo-tape e incluiram um tema numa colectânea portuguesa em vinil.
Em 1992 mudaram o nome para Moonspell. A primeira demo como Moonspell - “Anno Satanae” - com cinco temas foi editada em 1993.
Em 1994 conseguiram um contracto com a editora francesa Adipocere Records para quem gravaram “Under The Moonspell” um mini CD com um intro e quatro temas.
Os músicos que gravaram este disco foram Fernando Ribeiro, Pedro Paixão, João Pedro, Mike Gaspar, Duarte e JC (dos Decayed)
A produção não é das melhores, mas a ideia de incluirem música árabe no intro funcionou. As músicas “Tenebrarum Oratorium” com dois andamentos, “Opus Diabolicum” e o instrumental “Chorai Lusitânia” com guitarra de fado e influências de Carlos Paredes completam este promissor começo dos Moonspell.
O álbum chegou aos quatro cantos do mundo e a banda começou a ser conhecida álem fronteiras. Foram a primeira banda de heavy metal a ser reconhecida fora de Portugal.
No entanto o sucesso pregou-lhes uma partida, pois alguns dos músicos não estavam preparados para esta vida de estúdio/digressão e quando em 1995 assinaram um contracto para cinco álbuns com a independente Century Media, dois guitarristas acabaram por sair.
A formação ficou completa com Fernando Ribeiro (voz), João Pedro (viola baixo), Pedro Paixão (guitarra e teclas), Mike Gaspar (bateria) e Ricardo Amorim (guitarra).
Em 1995 editaram “Wolfheart”, em 1996 “Irreligious”, (em 1997 o baixista João Pedro/Ares foi despedido) em 1998 editaram “Sin/Pecado”, em 1999 “The Butterfly Effect”, em 2001 “Darkness And Hope”, em 2003 “The Antidote” e já este ano o primeiro álbum do novo contracto com a editora SPV – “Memorial”.
Entre 1997 e 2003 os Moonspell contractaram o baixista Sérgio Crestana, para o álbum “The Antidote” usaram o baixista dos Amorphis – Niclas Etelavuori – e para “Memorial” o próprio produtor -Waldemar Sorychta - gravou o baixo, usando a banda a prestação de Aires Pereira nos concertos.
No mesmo em que os Moonspell editaram “Under The Moonspell”, os Pearl Jam editaram “Vitalogy”, os Pink Foyd editaram “The Division Bell” e os ZZ Top editaram “Antenna”.
CM

 
Comments: Post a Comment



<< Home
UM TRABALHO DE PESQUISA QUE VAI LEVAR ALGUM TEMPO A ELABORAR E QUE VISITARÁ OS MELHORES 100 ÁLBUNS DE TODOS OS TEMPOS.

My Photo
Name:
Location: Seixal, Margem Sul, Portugal

Foto-jornalista nascido em Serpa em 1955. Fotógrafo e critico musical nos jornais "Diário Popular", "A Capital", "SE7E", " Diário do Alentejo", "Raio X", e nas magazines "Promúsica", "Super Som", "Super Jovem" e "Rock Sound". Actualmente é correspondente do jornal "Alentejo Popular" em Lisboa

Sign up for my Notify List and get email when I update!

email:
powered by
NotifyList.com
5"DISCOS
ARCHIVES
February 2006 / March 2006 / April 2006 / May 2006 / June 2006 / July 2006 / August 2006 / September 2006 / October 2006 /


Powered by Blogger