OS DISCOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA
Thursday, September 28, 2006
  30 - KINGDOM OF LUSITANIA


TARANTULA - Kingdom of Lusitania

Se há banda de heavy metal em Portugal que merece uma estátua, essa banda chama-se Tarantula!
Tudo começou quando os irmão Paulo Barros (guitarra) e Luis Barros (bateria) deixaram de ser conhecidos como Mac Zac e passaram a chamar-se Tarantula.
Estávamos em 1981 e os dois músicos ainda adolescentes nem pensavam que se iriam tornar na mais completa banda de heavy metal portuguesa, donos de uma escola de música e de um estúdio profissional de gravação. Depois de alguns concertos em Portugal e na Alemanha os Tarantula gravaram duas demos caseiras e assinaram contracto em 1987 com a editora Transmédia.
Nesta altura a banda era composta por cinco músicos, incluindo um teclista, e o primeiro LP foi editado em 1988 com o nome de “Tarantula”. Dois anos mais tarde e já com outra formação onde pontuavam o vocalista Jorge Marques e o baixista José Baltazar, gravam o disco que destacamos hoje “Kingdom Of Lusitania” também editado em formato “long-play” e com nove temas de puro heavy metal. O disco ficou famoso porque foi destribuido pela Polygram e chegou a todo o país. A produção esteve a cargo do baterista Luis Barros com a ajuda de Pedro Moura.
Os temas ouvem-se todos muito bem mas o destaque vai inteirinho para “Highway To Glory” um tema espectacular que a banda inexplicávelmente deixou de tocar ao vivo.
Os Tarantula continuaram a sua carreira até aos dias de hoje, em 1993 assinaram contracto com a independente Numérica que lhes editou “Tarantula - III” e em 1995 “Freedom’s Call”.
Em 1999 a banda conseguiu saltar barreiras e assinar com a independente alemã AFM Records. Com esta editora já gravaram
“Light Beyond The Dark” (1999), “Dream Maker” (2000) e “Metalmorphosis” (2005).
A formação actual compreende Paulo Barros (guitarra), Luis Barros (bateria), Jorge Marques (voz) e Zé Aguiar (viola baixo).
Os Tarantula durante a carreira já tocaram com bandas famosas como os Manowar, Deep Purple, Motörhead, Hammerfall, Jag Panzer, Stratovarius e Squealer.
Quando “Kingdom Of Lusitania” foi editado em 1990, os Black Sabbath lançaram no mesmo ano “Tyr”, os Iron Maiden “No Prayer For The Dying” e os Queensryche “Empire”.
Este álbum dos Tarantula nunca foi editado em CD. A capa é uma pintura original da autoria de Jorge Marques.
CM
 
Comments:
ai ai ai...no que diz respeito a terem tocado com bandas famosas falta a referência de terem feito a primeira parte numa festa de atribuição ao disco de prata aos Manowar no paradise garage
 
Eu conheço o vocalista da banda Tarantula.EM PESSOA!.
 
Post a Comment



<< Home
UM TRABALHO DE PESQUISA QUE VAI LEVAR ALGUM TEMPO A ELABORAR E QUE VISITARÁ OS MELHORES 100 ÁLBUNS DE TODOS OS TEMPOS.

My Photo
Name:
Location: Seixal, Margem Sul, Portugal

Foto-jornalista nascido em Serpa em 1955. Fotógrafo e critico musical nos jornais "Diário Popular", "A Capital", "SE7E", " Diário do Alentejo", "Raio X", e nas magazines "Promúsica", "Super Som", "Super Jovem" e "Rock Sound". Actualmente é correspondente do jornal "Alentejo Popular" em Lisboa

Sign up for my Notify List and get email when I update!

email:
powered by
NotifyList.com
5"DISCOS
ARCHIVES
February 2006 / March 2006 / April 2006 / May 2006 / June 2006 / July 2006 / August 2006 / September 2006 / October 2006 /


Powered by Blogger